KulHistória


A Associação Juvenil de Nespereira – Kuljovem, insere-se numa região, que apesar de gozar de alguma proximidade do litoral, localiza-se, na chamada zona de fronteira entre o litoral e o interior e que por inerência sofre de algum esquecimento, isolamento e problemas do interior.
É neste contexto geográfico e que condiciona todos os outros que surge o trabalho realizado por esta e pelas demais colectividades, que imprimem um dinamismo cultural, desportivo e social acima da média catapultando a nossa terra e transmitindo alguma confiança no futuro.
Recentemente, apesar do trabalho realizado por estas colectividades ter superado o previsto, a confiança dos Nespereirenses ficou abalada por recentes acontecimentos que modificaram toda a estrutura social e económica desta jovem, mas promissora Vila.
Um desses acontecimentos que não é genuíno deste recanto, foi uma avassaladora “fuga” de Mão-de-Obra para a vizinha Espanha (Construção Civil), que “amputou” muitos lares provocando efeitos adversos no tecido familiar, social e económico. Este acontecimento lembrou tempos idos de emigração maciça para o Estrangeiro, que tinham sido combatidos com algum crescimento da região e provocou alguma apreensão quanto ao futuro.
Como outro acontecimento, Nespereira era a freguesia do Concelho com o sector secundário mais desenvolvido e promissor, já que em seus territórios viu instaladas três fábricas (uma de niquelagem; duas de calçado). À entrada do novo século já só tinha duas (calçado) e recentemente essas também encerraram provocando uma taxa de desemprego extremamente elevada. Uma das causas poderá ser a falta de formação profissional.
Outros acontecimentos mudaram a face desta freguesia que outrora se mostrava mais airosa e sorridente e transformaram-na numa jovem vila, que tem medo do futuro, que perdeu alguns dos seus sonhos, ficando desta forma apreensiva e renitente.
Com este pensamento e porque somos jovens Nespereirense fizemos uma análise às suas necessidades e concluímos que Nespereira tinha potencialidades várias e que necessitava de desenvolvê-las.
Tendo como base uma freguesia com altos níveis de desemprego, uma população decrescente e cada vez mais envelhecida, onde existem muitas e claras necessidades, conseguiu através de um esforço extraordinário debelar algumas, mas as recentes ameaças impõem novas mediadas. Medidas essas que esta associação já previa serem de extrema necessidade, pois no seu plano e Orçamento para 2006, já contemplava, para além da vertente cultural, uma aposta significativa na vertente educacional. Definimos duas prioridades: Incentivo nas Bases (Bolsas no Ensino Básico a implementar em 2006) e Formação profissional, onde em parceria com a Associação Recreativa e de Solidariedade Social se definiram novas directrizes tendo em conta um esforço conjunto na aproximação entre faixas etárias distintas e a formação de jovens para o Apoio ao Idoso (Geriatria).
Com outras Associações estabelecemos diversas parcerias, sendo de salientar: Associação Recreativa de Nespereira no âmbito da programação cultural; Centro Cultural e Recreativo de Nespereira no âmbito da música; Bombeiros Voluntários de Nespereira no âmbito humanitário e informativo. Outras Associações tem colaborado, tal como nós, pois só desta forma conseguimos debelar alguns dos problemas da nossa vila.
As Autarquias (Câmara Municipal de Cinfães e Junta de Freguesia de Nespereira) tem sido nossas parceiras financeiras, logísticas e humanas no reconhecimento pela importância das nossas acções, como comprovam a sua participação nos programas e seu pedido de apoio para organizações próprias.
Atingimos os nossos objectivos culturais, sabendo que a nossa meta é o horizonte e que pretendemos melhorar as nossas organizações, mas falta-nos dar o maior contributo a esta gente, como nos propusemos. Não está em causa o cumprimento dos objectivos desta Associação, mas a face de uma terra que já teve muitos sonhos e que agora se sente esquecida e apreensiva. Mais do que querer está o poder e o poder não está do nosso lado.
Acreditem nesta terra, pois valor não lhe falta, fica a faltar e muito é a sua valorização e por isso contamos que este curso poderá ser uma mais valia para todos os que necessitam de ajuda (valorização dos idosos e dos que querem aprender a cuidar) e para o futuro lar (inicia a sua construção brevemente).
Nespereira quer ser valorizada, não esqueçam….